EXTRAS

Trabalhei em vários grandes eventos. Em geral, sou bem recebida, apesar de só Deus saber o quanto fico nervosa quando piso em um grande palco rsrsrs. Mas sei que isso acontece com qualquer artista.
Prefiro poucos shows de grande qualidade do que muitos shows de pouca ou nenhuma qualidade.
Gosto de ensaios, sou perfeccionista. E quero trazer isso ao meu primeiro disco. Infelizmente, tempo e recursos podem limitar o meu perfeccionismo. Mas eu sei que chego lá: onde farei meus discos com a maior concentração do mundo, sem ter que me preocupar com as pressões do mercado.
Cuido dos meus fãs como meus próprios amigos. Eu GOSTO das pessoas e QUERO cuidar delas. Não sou médica, mas minha mãe é, e meu pai era reitor de universidade. A preocupação deles com o ser humano influenciou muito meu jeito de pensar.
Eu sei que uma celebridade pode influenciar as vidas que a segue. Por isso, tenho uma preocupação praticamente materna com o que digo às pessoas que acompanham meu trabalho. Eu sei que são elas que controem minha imagem, e não eu. Quando elas espalham minhas histórias, estão espalhando tudo o que elas esperam que o artista seja, e procuro ter o máximo de cuidado para que meus fãs e amigos recebam exatamente aquilo que esperam de mim: felicidade e alegria musical.
Preservo minha liberdade no palco. Já rejeitei convites de gravadoras, sob a pressão de ter que mudar radicalmente meu jeito de cantar, ou meu repertório. Sou ‘indomável’ por natureza. Deve ser o ascendente em Touro (apesar de não ligar muito pra essas coisas ou ser mística, acredito que exista alguma influência).
Não gosto de seguir linhas musicais pré-determinadas. Apesar de várias pessoas me rotularem, prefiro não me preocupar onde vou me enquadrar. Uso minha voz pra trazer felicidade ao mundo, não pra ser chamada de cantora de samba, bossa ou mpb.
Uma cantora que faz as pessoas sorrirem. Este é o rótulo que quero pra minha vida.
Manu Santos!
________________________

Série de Shows Aquarela do Brasil

Lona Cultural Hermeto Pascoal
Fui intérprete da série de shows Aquarela Musical, apresentada na Lona Hermeto Pascoal, em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Lá minha carreira começou, de fato. Foram ao todo três shows, com público de 300, 600 e Mil pessoas (quando bati o recorde de público da Lona).

Era tanta gente que tivemos que alugar um telão e literalmente mandar parar de vender ingressos. A Lona não foi planejada pra tanta gente, e o público não parava de chegar.
Manu Santos !
_____________________


Intérprete do show intimista “Manu”.

Temporada no Letras & Expessões de Ipanema

Dois violões, uma voz, textos e direção de Pedro Paulo Carneiro.

Esta série de 12 shows me trouxe uma perspectiva diferente da música. Recém vinda do grande palco da Lona Cultural, onde cantei para até 1000 pessoas, fui parar num lugar onde cabiam 100.
Decorei textos, eram poucos instrumentos, o palco era minúsculo e o público via TUDO o que acontecia de perto. Qualquer erro era fatal e muito aparente.
Lá eu aprendi que fazer um bom show de voz e violão não é fácil.

Apesar de não ter sido exatamente um sucesso de público, esta temporada rendeu vários contatos e amizades importantes com pessoas que até hoje acompanham meu trabalho.


Manu Santos!
________________________


Vencedora da II Mostra de Talentos do Carioca da Gema



Carioca da Gema – Lapa

(Sector de Música)
Em 2007, fui vencedora da II Mostra de Talentos do Carioca da Gema. Este é talvez o maior concurso de samba da Lapa, e foi isso que me deu certa influência no meio do Samba.

Digo “certa influência” porque não sou uma grande frequentadora de rodas. Mas gosto de ter contato com meus colegas, e ocasionalmente participo de shows com artistas de samba, exclusivamente. Não é minha especialidade, mas eu gosto. Gosto MUITO!

Executei uma série de apresentações, dividindo noites com Moacyr Luz, Verônica Ferriani, Walter Alfaiate, Wilson Moreira, Ana Costa, Edu Krieger… Foram tantos artistas que nem lembro mais :-)

Manu Santos!
_____________________

Evento Mundial Pangea Day – Patrocinado pela Nokia



Em 2008, tomei parte no evento Pangea Day, produzido pela Nokia.

Um evento em celebração aos povos do mundo inteiro, com participações ao vivo em 6 cidades do mundo.
A Nokia organizou centros de transmissão, que eram televisionados para mais de 130 países, em centenas de emissoras de TV e Internet.
Inúmeros artistas de várias áreas deram discursos e palestraram, mostraram sua arte e compartilharam depoimentos. Foi um dia inesquecível. Lá estiveram artistas da nova geração, como eu, e também artistas como Gilberto Gil (nosso então Ministro da Cultura) e Cameron Diaz.

Exibi meu show na área VIP, debaixo de chuva (literalmente). Depois, fui agraciada com o privilégio de cantar nosso segundo hino nacional (Aquarela do Brasil) para mais de 130 países.


Manu Santos !

_____________________